fbpx

Num dia de 1926, estudantes de Engenharia da Escola de Minas erigiram uma morada segura, a República Arca de Noé. O primeiro porto foi na casa histórica do inconfidente Tomás Antônio Gonzaga (atual Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto) na Rua Cláudio Manoel. Cansados daquelas águas, ou querendo ficar mais próximos dos poucos rabos de saia que circulavam na cidade, flutuaram até a esquina com a Praça Tiradentes, lançando âncora em novo porto. Da Praça a Arca navegou para trás da Escola de Minas, na antiga casa de Moacir Lisboa, tendo como vizinhos a República Castelo dos Nobres e a República Pureza. Dali, após algumas tempestades, os “ventos” levaram a Arca a aportar ao lado da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Matriz do Antônio Dias).

A Arca continuou acolhendo novos “bixos” e superando tempestades quando o patriarca fundador do grupo Votorantim, Antônio Ermírio de Moraes que admirado com as ideias de progresso colocadas pelos Arqueanos, fez doação à Casa do Estudante da Escola de Minas para construção de duas moradias estudantis, onde uma delas, desde 1958, é o atual porto seguro da República Arca de Noé (Rua Xavier da Veiga, 164 – Centro Histórico de Ouro Preto). Desde então a Arca é dirigida por dez estudantes, hoje de diversos cursos da Universidade Federal de Ouro Preto, e que há alguns anos adotam o costume de batizar cada novo Arqueano com um nome de animal. Seus mais de 90 ex-alunos e homenageados têm presença constante na forma dos tradicionais “Quadrinhos de Formatura”.

Moradores

Ivan Batista Lisboa
Engenharia Geológica (2016)

Saúva

Ruan Fernandes de Souza
Engenharia de Minas (2017)

Yorkshire

Vinícius Almeida Andrade
Engenharia de Produção (2017)

Jamanta

João Lucas Rabelo da Silva
Engenharia de Produção (2019)

Ex moradores

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.

Para continuar sua compra,
digite suas informações:

Reproduzir vídeo
Open chat